Categorias

AVG lista os aplicativos mais nocivos ao seu smartphone

Um relatório trimestral da empresa de antivírus AVG revelou quais são os aplicativos mais nocivos para a performance do seu smartphone Android.

Ao contrário das edições anteriores do relatório, desta vez o Facebook foi desbancado da liderança. O novo aplicativo considerado mais prejudicial é o Snapchat.

Segundo a AVG, o Snapchat tem falhas em gerenciamento de consumo de energia, em utilização da banda da conexão e no armazenamento em disco. Nas palavras do relatório, “Apesar de suas fotos e vídeos serem instantâneos, os efeitos do Snapchat nos smartphones são bem permanentes”.

Mas o Facebook, antigo inimigo número 1 dos celulares continua aparecendo no relatório e liderando a lista dos programas que se iniciam automaticamente. O aplicativo oficial da rede social agora está acompanhado pelo Gerenciador de Páginas. Juntos, eles são apontados como grandes culpados em armazenar uma quantidade excessiva de dados no dispositivo.

Confira a lista completa de aplicativos que não precisam da intervenção do usuário para se iniciarem:

  1. Facebook
  2. Google Play Services
  3. Facebook Pages Manager
  4. BBM
  5. Words With Friends
  6. Instagram
  7. Messenger
  8. ooVoo Video Call
  9. ChatON
  10. The Weather Channel

Confira a lista completa de aplicativos inicializados pelo usuário:

  1. Snapchat
  2. Amazon Shopping UK
  3. Spotify
  4. Line
  5. Samsung WatchON
  6. Netflix
  7. Clean Master
  8. Amazon Kindle
  9. Amazon Shopping (Global)
  10. BBC News

Uma surpresa para muitos é o recorde batido pelo Tumblr. Apesar de seus defeitos não totalizarem pontos suficientes para entrar na lista, de acordo com a pesquisa feita pela AVG, o aplicativo de compartilhamento de fotos é campeão no consumo de dados do seu plano de Internet móvel, chegando a utilizar mais recursos do que Netflix e Spotify juntos.

O levantamento foi realizado com base em um milhão de aparelhos Android em todo mundo e os dados foram coletados de forma anônima. O objetivo da AVG é conscientizar os usuários sobre o consumo de recursos dos aplicativos utilizados no dia a dia e como eles afetam a performance dos aparelhos.