Um relatório trimestral da empresa de antivírus AVG revelou quais são os aplicativos mais nocivos para a performance do seu smartphone Android.
Ao contrário das edições anteriores do relatório, desta vez o Facebook foi desbancado da liderança. O novo aplicativo considerado mais prejudicial é o Snapchat.
Segundo a AVG, o Snapchat tem falhas em gerenciamento de consumo de energia, em utilização da banda da conexão e no armazenamento em disco. Nas palavras do relatório, “Apesar de suas fotos e vídeos serem instantâneos, os efeitos do Snapchat nos smartphones são bem permanentes”.
Mas o Facebook, antigo inimigo número 1 dos celulares continua aparecendo no relatório e liderando a lista dos programas que se iniciam automaticamente. O aplicativo oficial da rede social agora está acompanhado pelo Gerenciador de Páginas. Juntos, eles são apontados como grandes culpados em armazenar uma quantidade excessiva de dados no dispositivo.
Confira a lista completa de aplicativos que não precisam da intervenção do usuário para se iniciarem:
- Google Play Services
- Facebook Pages Manager
- BBM
- Words With Friends
- Messenger
- ooVoo Video Call
- ChatON
- The Weather Channel
Confira a lista completa de aplicativos inicializados pelo usuário:
- Snapchat
- Amazon Shopping UK
- Spotify
- Line
- Samsung WatchON
- Netflix
- Clean Master
- Amazon Kindle
- Amazon Shopping (Global)
- BBC News
Uma surpresa para muitos é o recorde batido pelo Tumblr. Apesar de seus defeitos não totalizarem pontos suficientes para entrar na lista, de acordo com a pesquisa feita pela AVG, o aplicativo de compartilhamento de fotos é campeão no consumo de dados do seu plano de Internet móvel, chegando a utilizar mais recursos do que Netflix e Spotify juntos.
O levantamento foi realizado com base em um milhão de aparelhos Android em todo mundo e os dados foram coletados de forma anônima. O objetivo da AVG é conscientizar os usuários sobre o consumo de recursos dos aplicativos utilizados no dia a dia e como eles afetam a performance dos aparelhos.