Categorias

Baidu irá testar carro autônomo nas ruas dos Estados Unidos

O gigante chinês Baidu é mais um a entrar no mercado dos carros autônomos e revelou ao The Wall Street Journal que irá testar seus veículos nas ruas dos Estados Unidos.

A empresa está investindo agressivamente no desenvolvimento da tecnologia e garante que pretende ter um modelo comercialmente viável nas lojas já a partir de 2018.

Apesar da ousadia, os primeiros modelos que chegarão ao mercado deverão ser exclusivos para o mercado chinês e irão percorrer percursos definidos, com poucas ou nenhuma surpresa no caminho. Na medida em que o sistema aprende o caminho, o circuito poderá ser ampliado. Acompanhe o vídeo da iniciativa:

Para Andrew Ng, cientista-chefe da divisão de pesquisas de carros autônomos do Baidu, é necessária uma mudança na infraestrutura de trânsito para acomodar os carros inteligentes. Imprevistos como obras na estrada, acidentes, desvios, intervenções da polícia de trânsito ou mesmo dicas sugeridas por motoristas humanos representam situações ainda difíceis de administrar através de algoritmos.

Ng tem ampla experiência no setor, tendo participado de pesquisas de ponta tanto na Alphabet quanto na Universidade americana de Stanford, onde desenvolveu o ROS, “Robot Operating System” de código-aberto usado no mundo todo. Segundo ele, reproduzir o nível de inteligência de um motorista humano só será 100% possível em um futuro distante. Mas, ajustando o cotidiano, através de sistemas conectados entre os veículos e entre as autoridades de trânsito e o sistema operacional, é possível, em poucos anos, colocar esse tipo de veículo nas estradas.