Categorias

Baidu também está interessado em ônibus autônomos

Depois de colocar um carro autônomo na estrada a 100 quilômetros por hora, o Baidu planeja agora levar a tecnologia para o transporte público, com ônibus e vans inteligentes.

A meta da empresa é colocar esses veículos nas ruas na China em até três anos. É uma iniciativa inédita já que todas as pesquisas realizadas até agora mencionavam apenas veículos privados ou de pequeno porte.

“Dentro de três anos, nós planejamos lançar o uso público de veículos autônomos que irão operar em rotas fixas ou áreas fixas de determinadas cidades”, confirmou um porta-voz da empresa chinesa para a agência de notícias Reuters. “Nós precisamos de autorização do governo, é claro, e nós estamos em discussão com as autoridades, tanto a nível local quanto central”. O porta-voz revelou que até agora a resposta tem sido positiva dos representantes do governo.

Com empresas como Toyota, Tesla, General Motors, Nissan, Mercedes-Benz, Google, Uber, Volvo e muitas outras investindo na tecnologia e realizando seus próprios testes, não é difícil imaginar que a previsão de Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, está correta: “não haverá mais motoristas humanos em 20 anos“.