Categorias

Banco vai usar Windows Hello como forma de autenticação

O grupo Lloyds Banking Group anunciou que irá adotar o Windows Hello como forma de autenticação para os bancos Lloyds, Halifax e Bank of Scotland.

Os clientes destes bancos poderão logar em suas contas online usando apenas uma digital ou a própria face através do Windows 10.

Os testes serão realizados a partir do segundo semestre e será opcional para os usuários, que poderão escolher entre continuar acessando usando somente suas senhas ou adotar o Windows Hello em suas máquinas como mecanismo de autenticação. A Microsoft garante que o sistema oferece “uma experiência mais contínua e menos trabalhosa sem comprometer a segurança”. O Lloyds Banking Group vai testar a plataforma em um modo piloto antes de adotá-la em larga escala.

De acordo com a Microsoft, o Windows Hello permite que o usuário se autentique em apenas 2 ou 3 segundos, usando a face, a íris ou um leitor de impressões digitais, um sistema mais rápido que as tradicionais senhas e supostamente mais seguro, uma vez que nenhuma imagem ou dado é armazenado no computador e que possa ser comprometido. Entretanto, a adoção do Windows Hello como padrão de autenticação tem sido lenta, principalmente entre empresas.

Com mais de 12 milhões de usuários acessando seus serviços online e 8 milhões em dispositivos móveis, o Lloyds Banking Group pode ser um caso de sucesso para o sistema da Microsoft, projetado desde o início para funcionar também com plataformas de terceiros como um modelo de autenticação de usuário. O grupo financeiro é o primeiro do seu setor a adotar o Windows Hello no Reino Unido.