Categorias

BBC quer que você use seu cérebro como controle remoto

A BBC está testando uma nova tecnologia que permite controlar uma TV usando seu cérebro.

Desenvolvido pelo estúdio de experiência de usuário digital da BBC, “This Place”, o projeto Mind Control TV usa um headset simples que lê as ondas cerebrais da pessoa para permitir que ela selecione um programa para assistir ao se concentrar mentalmente nele.

bbc-iplayer

O headset lê as ondas cerebrais do utilizador através da gravação da atividade elétrica no cérebro, e apresenta uma “barra de concentração”, que permite que o usuário visualmente avalie se estão perto ou não de completar uma ação.

 

Os usuários devem primeiro concentrar-se para entrar no iPlayer (o serviço de streaming de vídeo da BBC). Uma vez que o programa é ligado, ele apresenta cinco seriados populares e fica em cada um por 10 segundos. Se a pessoa se concentrar o suficiente em um enquanto ele está em destaque, o programa vai começar a passar.

A BBC observou que este é um experimento muito novo e que está explorando as possibilidades dessa tecnologia ainda. No entanto, ela pode um dia ser usada para ajudar pessoas com deficiências a acessarem conteúdo online com mais facilidade.