O sucesso do Internet Explorer 8 que tem, nos últimos meses, ganho participação nos Estados Unidos e é usado por 42% dos usuários permitiu à Microsoft manter sua hegemonia no mercado de navegadores e fez com que o desenvolvimento do IE9 passasse, de certa forma, desapercebido. Na última quinta-feira (5/08), no entanto, a empresa soltou a quarta versão do software para desenvolvedores e avisou: o beta público está à caminho, com boas chances de chegar já em outubro deste ano.
O IE9 está em alta entre os desenvolvedores. As prévias do programa tiveram mais de 2,5 milhões de downloads e o site que simula as futuras funcionalidades já foi visualizado 20 milhões de vezes.
A prioridade da equipe responsável pelo navegador é torná-lo o mais veloz possível. Outra preocupação é a compatibilidade com os padrões da internet. Quando o IE8 foi lançado, alcançou uma pontuação desmoralizante no Acid3 (serviço que mede o quão preparado o navegador está para os diversos recursos presentes na rede): 20/100. Agora com o IE9, a Microsoft conseguiu elevar seu desempenho de 40 pontos, na primeira versão para desenvolvedores, para 95 performance quase cinco vezes melhor que seu antecessor.
Em texto publicado no blog oficial do software, a equipe explica que estão comprometidos em estruturá-lo corretamente para as aplicações em HTML5, garantindo que o script utilizado seja compatível com o de outros browsers. Em seguida, destaca a relevância do JavaScript, ao afirmar que o modo como o motor JavaScript é integrado ao navegador é tão importante quanto o motor do próprio software, usado ao lidar com as funcionalidades do HTML5.
Com o novo motor JavaScript, chamado de Chakra, o Internet Explorer terá a sua versão mais rápida dentre todas as outras já lançadas. De acordo com o Webkit.org SunSpider, que mede o desempenho nessa área, a quarta prévia do IE9 completou o teste em 326 milésimos, ou onze vezes mais veloz que o IE8. A performance foi ainda melhor que o Safari 5 da Apple, que costuma se dar muito bem nessas tarefas.
A Microsoft tem atualizado o IE9 a cada oito semanas e, agora, começou a insinuar que a próxima versão estará disponível ao público em geral. Se isso for confirmado, no começo de outubro os usuários já poderão testar o beta do programa. Se considerarmos, também, o cronograma seguido com o Internet Explorer 8 intervalo de um ano entre o Beta e a versão estável o IE9 final estará disponível poucos meses antes do lançamento do Windows 8 (também especulado para 2011).
No blog Exploring IE (explorando o IE), James Pratt, da equipe de desenvolvimento, avisa: A partir de hoje, e até o beta, nós pedimos aos desenvolvedores que testem seus sites com o PP4, para que tenham certeza que eles funcionem com a versão pública que chegará. Comecem a estruturá-los para aproveitar as vantagens de um programa que tem sua arquitetura voltada para usufruir o poder do hardware a partir do Windows.
O Internet Explorer 8 precisou de 18 meses para alcançar a liderança no mercado de browsers. Com as melhorias empenhadas em seu sucessor, será interessante verificar quanto tempo demorará para o IE9 superá-lo, chegando à primeira colocação.
Com informações de PC World/US.