Categorias

Big Brother do Google causa preocupação

Especialistas em privacidade se preocupam com criação do iGoogle.
Ferramenta funciona como um Google personalizado, que reúne diversos dados.

O objetivo anunciado pelo Google, o maior site de buscas do mundo, de ajudar as pessoas a organizar suas vidas, uma espécie de “Big Brother” do bem, causa preocupação entre os defensores da privacidade. A empresa americana pretende criar a mais completa base de dados de informações pessoais sobre seus usuários.

O objetivo, como explicou nesta semana o presidente do Google, Eric Schmidt, é ajudar os usuários a decidir, por exemplo, como usar seu tempo livre no dia seguinte ou qual trabalho escolher em determinado momento da vida.

Fontes do Google no Reino Unido disseram que, por enquanto, não há um projeto concreto, mas simplesmente uma proposta apresentada em 1º de maio, denominada iGoogle. O produto é uma espécie de Google personalizado com acesso ao histórico de buscas do usuário, ao e-mail do Gmail e a um calendário.

O Google reconhece que o projeto está em fase adiantada no gerenciamento da informação que a empresa conseguiu reunir sobre seus usuários. “Os algoritmos vão melhorar e, com eles, a personalização”, disse Schmidt.

Com informações de G1.