Categorias

Bill Gates não apoia nem o FBI nem a Apple no impasse do iPhone e pede debate

Informes iniciais no final da tarde de ontem indicavam que Bill Gates teria se posicionado do lado do FBI na crise entre o governo americano e a Apple na questão da criptografia do iPhone.

Mas o fundador da Microsoft se disse hoje “desapontado” com quem publicou que essa seria sua posição sobre o tema. Gates alega ser neutro e pede por um debate nacional sobre a questão.

A notícia original teria saído no jornal Financial Times, mas Bill Gates foi hoje ao canal de televisão Bloomberg desfazer o mal-entendido. O bilionário filantropo alertou que “essa não representa minha visão sobre isso”. Diplomático, Gates rejeita ser posicionado seja do lado da Apple, seja do lado do FBI e defende que a questão é mais complexa do que parece e é necessário encontrar um equilíbrio entre as posições.

Bill Gates acredita que informações privadas de cidadãos poderiam ser acessadas pelo governo, “com as devidas salvaguardas” em determinados casos, “como deter o terrorismo, que se tornaria ainda pior no futuro”. Sobre o embate atual entre o FBI e a Apple, Gates prefere deixar que a Justiça determine o resultado do impasse e afirmou também que o Congresso americano deve avaliar a questão.