Categorias

BitTorrent cria navegador peer-to-peer

Houve uma época em que BitTorrent era sinônimo de arquivos torrent (e pirataria), mas a empresa se reinventou, criou um concorrente do Dropbox chamado BitTorrent Sync e agora lança seu primeiro navegador peer-to-peer.

Batizado de Maelstrom, o navegador está em fase alfa fechada para testes. De acordo com o CEO Eric Klinker, o novo navegador “pode resolver o que nós vemos como alguns grandes problemas que a Internet encara hoje: privacidade, abertura e eficiência”.

O Maelstrom utiliza a mesma tecnologia distribuída implementada nas outras soluções da BitTorrent. Isso significa que geradores de conteúdo web poderiam publicar, distribuir e atualizar sites inteiros através do protocolo BitTorrent. Os visitantes de cada página passariam a compartilhar automaticamente o conteúdo uns com os outros, reduzindo o consumo de banda e a carga no servidor original.

Segundo seus criadores, foi uma simples questão de olhar o que já estava sendo feito com arquivos torrent e aplicar o conceito para a navegação web. Basicamente, trata-se de publicar o HTML e todos os arquivos necessários para renderizar uma página em um único pacote torrent e permitir que o Maelstrom baixe, processe a página como um navegador comum e siga compartilhando com outros usuários.

maelstrom

A base do Maelstrom é o navegador Chromium de código-aberto do Google, responsável pela parte de renderização das páginas. No momento inicial, não há ainda páginas com suporte ao protocolo ou hospedadas desta forma. Uma seleção de usuários está sendo recrutada para criar seus próprios sites e testar o sistema. Se você deseja solicitar um convite para os testes fechados do navegador, pode tentar a sorte com este formulário.

Para Eric Klinker, “talvez haja uma forma de resolver o problema da neutralidade da Internet com tecnologia. Talvez não seja necessário atacá-lo de uma perspectiva política”. Segundo o executivo, com o tráfego dos sites vindo de todas as partes e não de um servidor central, os provedores de acesso não terão como filtrar ou reduzir a velocidade do conteúdo.

O Maelstrom deve entrar em fase beta pública no meio de 2015, quando a BitTorrent também planeja publicar um SDK que facilite a transposição de sites web para o modelo de distribuição descentralizado.