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Black Friday 2015 apresenta apenas um terço das reclamações do ano passado

Os números divulgados neste final de semana sobre a Black Friday no Brasil são bastante positivos: apesar do faturamento 10% inferior ao do ano passado, data registrou pouco mais de um terço das reclamações.

A expectativa do mercado era de que a Black Friday 2015 talvez não conseguisse superar as vendas do ano passado, em virtude da crise financeira, mas baixo índice de reclamações revelou maturidade do consumidor.

Em 2014 foram movimentados 1,16 bilhão de reais, em 2,2 milhões de pedidos nas lojas online e um valor médio da compra de R$ 522. Este ano, o resultado preliminar apurado pela ClearSale, em parceria com o Busca Descontos, organizador da BlackFriday.com.br, foi de R$ 1,095 bilhão, com 2,15 milhões de pedidos no e-commerce e um valor médio de compra de R$ 507.

Os números até agora contam as vendas somente até às 20h de sexta-feira, então é possível que, ao finalizar a contagem, a Black Friday 2015 termine igualando ou superando a marca do ano passado de acordo com a apuração dos organizadores.

A grande surpresa veio por conta do Reclame Aqui, que registrou uma taxa muito baixa de reclamações dos consumidores. O site registrou até a meia-noite de sexta-feira um total de 4.400 reclamações para a edição deste ano da Black Friday. O mesmo período no ano passado atingiu um recorde de 12.000 reclamações. A expectativa do site para este ano era de cerca de 15 mil reclamações.

Apesar do baixo volume, as reclamações foram as mesmas de sempre: propaganda enganosa (36,2% ),  problemas para finalizar a compra (9,1%) e divergência de valores (7,1%) entre as principais. O Reclame Aqui montou um infográfico com o ranking das lojas pelo número de problemas apresentados:

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