Categorias

Black Friday: Lojas brasileiras já contam com mais de mil reclamações

A Black Friday brasileira começou há poucas horas e já conta com um número recorde de reclamações no site Reclame Aqui, totalizando mais de 1200 problemas reportados.

No top 5 entre as lojas que têm mais reclamações estão o Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino. Já nas primeiras horas de vendas, as três primeiras colocadas já tinham batido seus próprios recordes de queixas diárias.

Embora todas as lojas tenham muitas reclamações de atendimento ruim e relatórios de problemas nos sites, lojas como as Americanas e o Submarino ainda têm a reputação avaliada pelos consumidores como “ótima” no Reclame Aqui. Já as do Extra e Ponto Frio estão sendo classificadas como “Regular”.

Lojas não param de receber reclamações
Lojas não param de receber reclamações

Mas os números e avaliações ainda devem mudar muito durante o dia: para comparação, só nas seis primeiras horas de ofertas, o Reclame Aqui havia calculado que, em média, uma nova queixa estava sendo registrada a cada 25 segundos. Somando os atendimentos feitos também através do bate-papo online do site, o número desce para dez segundos.

De acordo com as avaliações do Reclame Aqui, os problemas mais comuns são diferenças de preço, desaparecimento dos descontos no fechamento da compra e dificuldades na geração de boletos.

Os sites das lojas também estão travando, dando erros e apresentando demora de carregamento. Algumas das mais afetadas foram a Americanas.com e o Submarino, que ficaram completamente fora do ar no início da madrugada e tiveram uma fila de espera virtual.

Ranking do Reclame Aqui