Categorias

BlackBerry promete novidades para países da América Latina

Wes Nicol diz que BlackBerry busca América Latina

A América Latina vem recebendo bastante atenção por parte da BlackBerry, por conta do lançamento da linha BlackBerry 10. Essa atenção pode ser representada pelas novidades programadas pela empresa para o Brasil, onde “as coisas vão mudar drasticamente” segundo o diretor da BlackBerry para a América Latina, Wes Nicol.

O Brasil é um dos chamados mercados emergentes, entre os quais a companhia canadense pretende aumentar sua participação. No Brasil, a empresa quer alcançar o primeiro ou segundo lugar na preferência dos usuários, em um futuro próximo.

O BlackBerry 10 tem obtido bastante sucesso em mercados emergentes, e a companhia pretende aproveitar o nicho criado pelo crescimento econômico dos países latino-americanos para tentar conquistar clientes que ainda não possuem smartphones, e talvez até reconquistar aqueles que tinham um BlackBerry e trocaram por outro aparelho.

Para retomar o crescimento, a empresa aposta em lançamentos, voltados para diversos tipos de clientes, com diferentes designs e preços. Um dos produtos planejados pela BlackBerry para os mercados emergentes é o Q5, que é um smartphone “de entrada” da companhia para esses mercados. Os preços e a disponibilidade do aparelho não foram divulgados, mas a América Latina deve ser um dos primeiros mercados onde o dispositivo será lançado.

– Ainda não posso anunciar detalhes, mas as coisas vão mudar drasticamente para a BlackBerry no Brasil – declarou Wes Nicol. Para o executivo, o país é um dos principais focos da empresa nessa nova fase e ele acredita que a BlackBerry vai voltar a figurar nas mãos dos brasileiros, em breve.

Na busca para a revitalização da marca, a companhia perguntou a antigos clientes por que eles deixaram de utilizar dispositivos BlackBerry, e perguntou o que os faria voltar. As principais reclamações foram a lentidão do browser, a “pobreza” dos aplicativos, e os aspectos multimídia ruins.

A novidade que traria os usuários de volta para os aparelhos da companhia é o retorno do teclado físico, o que já foi anunciado em dois dos três lançamentos da empresa para o BlackBerry 10.

Os países latino-americanos são onde a BlackBerry tem maior aceitação corporativa, sendo os locais onde os celulares da companhia canadense são mais utilizados por empresas. Segundo Nicol, cerca de 50% dos aparelhos utilizados por empresas na América Latina são da BlackBerry.