Categorias

Bono critica Apple: “Eles são como um culto religioso”

Ao longo dos anos, a Apple tem levantado mais de US$ 75 milhões para a Red Products. A iniciativa – criada pelo vocalista do U2, Bono – direciona uma parte dos lucros de vários produtos da gigante para a luta contra a AIDS.

Mas poucas pessoas sabem sobre as contribuições da Apple; a empresa raramente se vangloria ou envia comunicados de imprensa falando sobre o programa. E Bono não está feliz com isso.

O cantor quer ver a gigante fazer mais para aumentar a visibilidade de Red; muito mais do que ela está fazendo agora. “A Apple é tão irritantemente calma sobre o fato de que já levantou US$ 75 milhões”, Bono disse a uma audiência durante uma apresentação. “Ninguém sabe!”.

apple-bono-critica-red
Emblema da Red aparece discretamente dentro de capas para iPad

Bono foi acompanhado no palco por ninguém menos que Jony Ive, o guru de design da Apple. No ano passado, a dupla trabalhou junto em um leilão projetado para levantar fundos para a Red Products. Mas sua colaboração anterior não impediu que Bono repreendesse Ive sobre a tendência da empresa de esconder o logotipo vermelho de seus produtos. Como apenas um exemplo, ele tirou uma capa de iPad: “Onde está a marca Red?” ele perguntou. Neste caso, a Apple colocou o emblema no interior da tampa, uma área que a maioria das pessoas nunca olha.

“Esta é a maneira da Apple [fazer as coisas]. Eles são como um culto religioso”. Ive não parece concordar com Bono. Em vez disso, ele destacou o crescente portfólio da Apple de produtos que arrecadam recursos para a iniciativa: “Começamos em 2006 com um produto Red, um Nano, e agora temos mais de meia dúzia”, ​​disse ele. “Tem sido muito, muito especial para nós”.

A Apple participa do programa Red há anos, com seu co-fundador, Steve Jobs, sendo um dos seus primeiros defensores. Bono até o descreveu como “uma espécie de co-criador” do projeto.