Categorias

Brasil é líder em 4G na América Latina

Embora o padrão 4G tenha sido introduzido no Brasil somente em 2013, o país é líder na adoção da tecnologia na América Latina.

Segundo o levantamento realizado pela GSMA, entidade que regula o funcionamento das operadoras móveis no mundo todo, 35% de todas as linhas móveis disponíveis no Brasil oferecem suporte ao 4G.

Esse número colocaria o país empatado em termos percentuais com o Uruguai, mas o Brasil acaba vencendo em valores absolutos quando se considera sua vasta base de usuários. Além disso, a mesma pesquisa constatou que 73% dos brasileiros são adeptos do uso de telefones celulares, o que também coloca o Brasil na frente dos demais países que forma o bloco da América Latina. Dados recentes da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) corroboram as conclusões da GSMA e apontam o crescimento nacional no segmento 4G de telefonia.

De acordo com a Telebrasil, entretanto, essa alavancada poderia ser ainda maior: “a continuidade da robusta expansão da banda larga no Brasil demanda políticas públicas que permitam acelerar ainda mais o acesso dos brasileiros à internet. Neste ano, a Lei Geral de Telecomunicações completa 20 anos e precisa ser atualizada para dar conta da grande demanda da população hoje: o acesso à internet em banda larga, sobretudo móvel”.