Categorias

Britânicos querem endurecer leis contra os “trolls” de Internet

O governo britânico está determinado a combater o cyberbullying e enviou duas propostas de emendas à legislação, que poderão colocar os famigerados “trolls” de Internet por até dois anos na cadeia.

O Secretário de Justiça do governo Chris Grayling esclareceu o objetivo das propostas ao jornal inglês Mail: “esta é uma lei para combater a crueldade”. Para o Secretário, “esses ‘trolls’ de Internet são covardes que estão envenenando nossa vida nacional. Ninguém permitiria tanto veneno pessoalmente, então não deveria ter uma lugar para isso na mídia social”.

Casos de assédio online, onde as vítimas são alvos de constantes ofensas pessoais e até ameaças, estão crescendo na Grã-Bretanha. Entre os casos recentes, está o de um homem que realizou uma “campanha de ódio” contra uma legisladora. O responsável foi julgado culpado e condenado a quatro meses de cadeia.

Na legislação britânica atual, a pena máxima para este tipo de crime é de seis meses de prisão, mesmo tempo limite para que a ofensa possa ser sujeita a denúncia e investigação. De acordo com as emendas sugeridas, o tempo de encarceramento poderá ser quadruplicado, e o crime não prescreveria antes de três anos.