Categorias

Bug bagunça o valor das ações de gigantes da tecnologia

Quem viu os valores da Nasdaq para ações de empresas de tecnologia na manhã desse feriado norte-americano de 4 de Julho tomou um susto: os números eram bem diferentes do que se esperava.

Após o encerramento do pregão na segunda-feira, adiantado por conta do feriado, dados corrompidos foram enviados para sites e serviços que exibiram valores incorretos de empresas como Apple, Amazon, Alphabet e Microsoft.

Papéis da Amazon e Microsoft apareciam valendo metade do que valiam normalmente, enquanto a Apple foi até beneficiada pelo bug, com suas ações valendo mais do que o dobro do preço real. Entretanto, um representante da Nasdaq tranquilizou os investidores declarando que nenhuma ação foi negociada com os valores errados exibidos em diversos lugares e os valores legítimos permaneceram inalterados em relação ao fechamento da bolsa na segunda-feira.

Enquanto o próprio site da Nasdaq em momento algum deixou de mostrar os valores corretos, a entidade está investigando como terceiros foram alimentados com informações erradas e a causa do bug. Aparentemente, dados que seriam utilizados somente para teste acabaram sendo empregados como dados autênticos, o que pode ter causado o susto nessa terça-feira. A legislação norte-americana determina que o sistema seja testado de tempos em tempos justamente para prevenir a aparição de falhas e a Nasdaq optou por realizar um deles durante o recesso.