Categorias

Bug em sistema solta milhares de prisioneiros antes do fim da pena nos Estados Unidos

Um bug no sistema que gerencia os prisioneiros do estado americano de Washington vinha soltando os internos antes do prazo verdadeiro do final de suas penas desde 2002.

A falha de programação foi descoberta em 2012, dez anos depois de ter passado despercebida. Mas uma correção para o sistema foi adiada múltiplas vezes e o CIO responsável resolveu denunciar o problema.

Nesse meio tempo, calcula-se que cerca de 3200 prisioneiros foram beneficiados pelo bug, sendo libertados em média 49 dias antes do cumprimento normal de suas penas. A falha computava incorretamente a redução conquistada pelos internos através da frequência de programas para reabilitação.

O governador de Washington, Jay Inslee, afirmou estar chocado com o incidente: “que se tenha permitido que este problema continuasse por 13 anos é profundamente desapontador para mim, totalmente inaceitável e, francamente, perturbador”. Dois procuradores federais aposentados foram contratados pelo governo para investigar os motivos que levaram à longa duração do bug.

Enquanto isso, o governo do estado e a polícia trabalham em uma forma de trazer de volta os prisioneiros libertados antes do prazo para que cumpram o restante da pena ou pelo menos inseri-los em algum programa de trabalho voluntário para compensarem a libertação prematura. Ainda não foi determinado quantos ex-internos serão obrigados a pagar pelo erro cometido pela administração pública, mas pelo menos cinco deles já retornaram para a cadeia, segundo os informes.