Categorias

Cabos Ethernet passarão a suportar 5 Gbps de velocidade de transmissão

O novo padrão IEEE 802.3bz aprovado hoje irá permitir que os cabos Ethernet atuais passem a suportar 5Gbps de velocidade de transferência de dados.

Isso significa que será possível aproveitar a mesma cabeação CAT5 e CAT6 já existente e quintuplicar a velocidade disponível apenas através de uma atualização de drivers, sem precisar substituir os cabos.

Todos os cabos CAT 5 passarão a atingir uma velocidade de 2.55Gbps a 5Gbps, variando de acordo com a qualidade do material. Enquanto isso, cabos que usam o modelo CAT 6 irão desfrutar de 5Gbps ou cinco vezes mais que a velocidade máxima atual. Vale ressaltar que esse aumento é válido apenas para uma distância de até 100 metros, a partir desse limite há perda de performance.

A aprovação do novo padrão é um passo para frente para uma tecnologia que já dura mais de 20 anos com pouquíssima evolução. Graças à forma como foi implementada, permitirá que empresas e usuários reaproveitem a mesma infraestrutura de rede atual. Para a adoção do IEEE 802.3bz será necessária uma atualização de software e, em alguns casos, uma troca de porta de rede para usufruir de um incremento significativo de velocidade. Um milhão de novas portas compatíveis com o novo padrão já estão disponíveis no mercado.