Categorias

Caminhão autônomo do Uber completa sua primeira entrega

A startup Otto, adquirida pelo Uber recentemente, anunciou um marco no desenvolvimento de caminhões autônomos: completou sua primeira entrega oficial em território norte-americano.

Um veículo da Otto transportou 51.744 latas de cerveja Budweiser sem um motorista ao volante por quase 200 quilômetros de estradas, entre Fort Collins e Colorado Springs, passando pelo interior de Denver.

Usando um conjunto de múltiplos sensores, o caminhão fabricado pela Volvo e adaptado pela Otto foi capaz de navegar, acelerar, reduzir e manobrar sem a necessidade de intervenção humana, apesar de haver um motorista profissional à bordo por exigência de segurança. Mas, dentro do perímetro urbano, o piloto assumiu o controle do veículo e a a travessia contou com a colaboração das autoridades locais.

Confira o vídeo da façanha:

https://www.youtube.com/watch?v=Qb0Kzb3haK8

Para comemorar o feito, a Budweiser criou uma edição especial de sua cerveja. No rótulo dessa edição limitada, aparece o caminhão autônomo e está escrito: “Primeira Entrega por Caminhão Autônomo”.

Segundo a Otto, “com um veículo equipado com nossa tecnologia, caminhoneiros terão a oportunidade de descansar durante longos trechos de rodovia enquanto o caminhão continua a dirigir e gerar renda para eles. Quando você vir um caminhão passando pela estrada com ninguém ao volante, você irá saber que é altamente improvável se envolver em uma colisão, dirigir agressivamente ou desperdiçar uma única gota de combustível”.