Categorias

Campanha tocante alerta sobre o bullying online

Uma campanha de serviço público nos Estados Unidos escolheu uma forma diferente de alertar sobre os horrores do bullying online: levando-o para o mundo real.

Mensagens de ódio autênticas tiradas da internet foram repetidas nas ruas com atores encenando as situações e o resultado impressiona, revelando como aquilo para que fechamos os olhos no mundo digital na verdade é devastador.

A campanha “In Real Life” faz parte do movimento global do Mês da Prevenção do Bullying e mostra homossexuais sendo ofendidos em uma lanchonete, adolescentes provocando uma outra, uma muçulmana acusada de terrorismo em um parque e uma jovem criticada por estar acima do peso. Todas as cenas usam frases chocantes, publicadas como comentários na web. Confira o vídeo:

Felizmente, embora as humilhações tenham sido encenadas por atores, inclusive no papel das vítimas, a reação dos transeuntes é autêntica e revela que a sociedade ainda rejeita tais atitudes de ódio no mundo real. O objetivo da campanha é estender essa percepção também para o espaço virtual, onde essas agressões são comuns e passam sem retaliações na maior parte das vezes.

A ideia da campanha veio da ativista Monica Lewinsky, outrora conhecida como o pivô de um escândalo de adultério envolvendo o então Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Mesmo na emergente web de 1994, ela revela que foi duramente perseguida por internautas na época e desde então vem tentado melhorar o ambiente digital para todos. Segundo ela, o vídeo é “sobre mostrar a disparidade entre como nós nos comportamos online e como nos comportamos offline”.