Categorias

Campus Party 2017 tem rede Wi-Fi aberta bancada por campuseiros

Em sua décima edição, a Campus Party que está acontecendo agora em São Paulo ainda não oferece sinal Wi-Fi gratuito para seus frequentadores e o sinal 3G/4G é fraco no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Mas como empreendedorismo e conhecimento técnico são qualidades que não faltam para os campuseiros, vários grupos resolveram se organizar por conta própria e dar um jeito na situação.

Foi assim que uma caravana vinda da cidade paranaense de Maringá, a Maringeek, conseguiu arrecadar R$10 mil para comprar equipamentos e montar sua própria rede de internet sem fio a partir da conexão cabeada disponível no evento. O resultado é um sinal forte o bastante replicado por roteadores e outros aparelhos em seis redes que conseguem fornecer acesso Wi-Fi de graça para quase toda a extensão do Pavilhão.

André Lima, organizador da caravana Maringeek, explicou que as redes não tem senha justamente para que qualquer um que esteja visitando ou frequentando a Campus Party 2017 possa utilizar a internet sem fio sem complicações . “Qualquer um pode usar, basta logar na nossa rede e usar”, declarou Lima.

“Nesta edição, porém, estamos fazendo apenas um teste para ver se vale a pena e se funciona. Em edições futuras, nós queremos expandir o alcance”, garantiu o jovem empreendedor. Mas ele já se vangloria do alcance atual: “se eu estiver dormindo na barraca, consigo acessar uma das seis redes Wi-Fi que nós instalamos”.

Em entrevista para o jornal Estado de São Paulo, a organização da Campus Party 2017 justificou a ausência de pontos de Wi-Fi oficiais dentro do evento: “por meio de cabeamento, oferecemos conexão com velocidade de 40 gigabits por segundo (Gbps). Como não dá para oferecer essa velocidade no Wi-Fi, optamos por não ter”.