Categorias

Canonical irá fechar serviço de armazenamento na nuvem Ubuntu One

A Canonical irá desativar o Ubuntu One, serviço de armazenamento na nuvem lançado em 2009. A empresa pretende investir seus recursos em outras áreas.

Apesar ter sido lançado para o Ubuntu 9.10, o serviço se expandiu nos anos seguintes e já estava disponível também para Android, Mac, Windows e iPhone. Ao contrário de outros serviços concorrentes, o Ubuntu One oferecia apenas 5GB de armazenamento gratuito para seus usuários. Quem desejasse pagar a taxa de US$3,99 por mês poderia ter acesso ao Ubuntu One Music, com 20GB de espaço na nuvem e streaming de música.

A empresa, responsável pelo Ubuntu Linux, admite que o mercado de armazenamento se tornou competitivo demais para acompanhar: “a guerra do armazenamento gratuito não é um lugar sustentável onde possamos estar, particularmente com outros serviços agora oferecendo regularmente 25GB-50GB de armazenamento grátis. Se nós oferecemos um serviço, nós queremos que ele compita em uma escala global e, para o que Ubuntu One continue a fazer isso, iria requerer mais investimento do que estamos dispostos a fazer”.

Desde ontem, não é mais possível adquirir armazenamento extra ou músicas do serviço. O Ubuntu One não fará mais parte das próximas versões do sistema operacional Ubuntu e o programa será descontinuado nas versões anteriores. O armazenamento ainda será possível até o dia 1º de Junho e os usuários terão até o dia 31 de Julho para recuperar seus arquivos. Após esta data final todos os dados serão apagados.

Segundo a Canonical, o objetivo agora é “criar a absolutamente melhor plataforma aberta e destacar o melhor dos serviços e conteúdos de nossos parceiros”. O código-fonte do Ubuntu One será aberto para que outros desenvolvedores possam estudar e criar suas próprias soluções de armazenamento na nuvem.