Categorias

Carro autônomo chinês percorre 2000 quilômetros sem incidentes

Um carro autônomo chinês completou um trajeto de quase 2000 quilômetros sem nenhum incidente registrado e sem a intervenção do piloto humano.

O veículo fabricado pela Changan Automobile Co, parceira da Ford no país, cruzou a China de ponta a ponta em seis dias, percorrendo cerca de 320 quilômetros por dia.

O carro partiu da província de Chongqing, onde fica o quartel-general da empresa, no sudoeste do país, até Beijing, localizada no extremo nordeste do mapa. O veiculo autônomo circulou por rodovias tradicionais e atravessou perímetros urbanos baseado apenas nas informações coletadas por seus sensores e radar. O computador interno foi capaz de realizar todas as manobras necessárias com precisão: mudança de faixa, correção de velocidade e até reconhecimento de sinalização de trânsito.

carro-autonomo-chines

A Changan é uma das fabricantes locais que está investindo pesado para tornar possível a tecnologia dos veículos inteligentes. A empresa planeja ter um modelo pronto para o mercado até 2020, mas terá que enfrentar pelo caminho a concorrência de outros gigantes como a Baidu e a BAIC Group.

A Nissan também já assinou um acordo com o China Automotive Technology and Research Center para realizar testes de sua tecnologia nas estradas locais e adaptar futuros veículos às necessidades do mercado chinês.