Categorias

Cebit 2007 mostrará casa digital e TV interativa no celular

Imagine uma casa totalmente conectada e controlada por sensores que identificam seus “moradores” e adaptam os ambientes às preferências de cada um luz, temperatura, som ambiente. Quando o filho chega da escola, o servidor de mídia automaticamente baixa da Web as últimas músicas adicionadas às paradas e as coloca para tocar na sala. Ao parar o carro na garagem, a mãe já sabe que seus seriados favoritos estão gravados, e o forno já está na temperatura certa para preparar o jantar. Enquanto isso, o filho já foi para o quarto, com sua “música barulhenta” que o acompanhou via rede, e, ao chegar, o pai encontra a sala na temperatura ideal após um dia calorento, com fotos da última viagem projetadas pelas paredes.

Parece distante, mas a casa “geek” promete ser uma das vedetes da Cebit 2007, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Hannover (Alemanha) de 15 a 21 de março. O UOL Tecnologia vai até lá para trazer, direto da feira, as últimas novidades em hardware, software e telefonia digital.

A feira deste ano contará com mais de 6.000 expositores de 70 países e será dividida em seis grandes áreas. O setor de Processos de Negócios, com foco em software, deve mostrar programas, aplicativos de segurança e RFID (Identificação por Rádiofrequência). Na área de Comunicações, as novidades serão nos campos de telefonia, voz sobre IP, TV digital e celulares 3,5G.

Os pavilhões de Equipamentos e Sistemas Digitais vão mostrar os últimos lançamentos em computadores, PDAs e câmeras digitais, além de ser palco para a disputa entre os formatos sucessores do DVD, o Blu-ray e o HD-DVD. Para completar os 26 pavilhões da Cebit, haverá áreas específicas para setor bancário, governo eletrônico e o chamado Parque do Futuro, que exibe tecnologia de ponta e pesquisas na área de tecnologia.

Tudo sem fio
Segundo Reinhold Umminger, diretor comercial da Hannover Fairs, a tecnologia de banda larga sem fio WiMax também deve mostrar suas cartas na feira. Outro item que estará em pauta na Cebit é a convergência entre celular e linha fixa —se 60% dos telefonemas feitos do celular partem de ambientes internos, nada melhor do que aproveitar os bons e velhos cabos para baratear as ligações. Isso sem falar na TV interativa via celular, próxima evolução dos aparelhinhos que, hoje, já conversam na mesma língua da fotografia digital.

Em 2006, a feira teve um total de 6.167 expositores de 70 países, que estiveram em contato com 435 mil visitantes em 304 mil metros quadrados. Para ter uma idéia, a área equivale a cerca de 15 Anhembis, em São Paulo. No ano passado, 17 empresas brasileiras estiveram na feira —dez delas em um estande coletivo organizado pela Hannover Fairs do Brasil.

Para 2007, a expectativa da organização da feira é que 30 empresas brasileiras estejam em Hannover, dez delas com estandes próprios.

Com informações de Uol.