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Celulares lideram o ranking de reclamações nos Procons

O setor de telefonia parece estar disposto a mudar
Os celulares estão, pela segunda fez consecutiva, lideram o ranking de reclamações no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentais, a lista foi divulgada ontem pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.

Os principais problemas dos consumidores são cobranças indevidas, garantia e vício ou má qualidade de produtos e serviços que correspondem a 71% do total das reclamações. Há também queixas com relação aos descumprimentos de oferta e armadilhas nos contratos. Até mesmo o comércio eletrônico, que é um segmento novo, já aparece na lista de queixas.

Já por empresa, a Oi lidera o ranking em primeiro lugar, seguida vem a empresa de produtos eletrônicos LG e em terceiro lugar vem a Claro.

O setor de telefonia se mostrou aberto a negociar e solucionar os problemas, atendendo mais de 50% dos casos. Aqueles empresas que menos atenderam os consumidores, algumas são reincidentes, vão receber um olhar mais atento do Estado.