Categorias

Centro de Operações de TI dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já está operando

O Centro de Operações Tecnológicas (COT) dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paraolímpicos foi inaugurado na semana passada e já está plenamente operacional.

Faltando ainda nove meses para o início das competições, o lançamento do COT faz parte dos planos de preparação da infraestrutura de tecnologia de informação para o evento.

O COT possui uma área de 800 metros quadrados de onde serão monitorados e controlados os sistemas responsáveis por administrar o imenso volume de dados que deve ser produzido durante os Jogos Olímpicos. Quando o complexo entrar em operação total a partir de 25 de Julho do ano que vem, irá contar com 500 funcionários que irão se revezar em turnos para cobrir 187 funções.

Nos bastidores, os Jogos Olímpicos Rio 2016 marcarão a estreia de duas novidades. A primeira será o uso intensivo de recursos na nuvem para aplicações essenciais ao funcionamento do COT, como o portal de voluntários e o sistema de créditos.

Esta também será a primeira vez em que entrará em ação o Technical Technology Operations Center (TTOC), um centro de operações central e permanente construído na Espanha. Com uma equipe fixa de 150 pessoas, o TTOC funcionará como uma unidade de apoio para funções críticas em todos os Jogos Olímpicos daqui para frente. Sua infraestrutura permanecerá para os próximos eventos para reduzir custos.