O novo CEO da Microsoft, Satya Nadella, enviou um grande e-mail a todos os seus empregados hoje revelando as ambições da empresa para o novo ano financeiro.
No topo de sua lista de desejos está a remodelação da “raiz” da Microsoft. Nadella admitiu que o plano de dispositivos e serviços introduzido por Steve Ballmer foi útil, mas que “agora precisamos aprimorar em nossa estratégia única”. Essa estratégia significa focar em mobile e nuvem, uma mensagem que Nadella já havia comentado sobre anteriormente. “Vamos reinventar a produtividade para capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a fazer mais e conseguir mais”, afirma.
Enquanto Nadella pode estar abrindo mão da área de dispositivos e serviços, ele garante que isso não vai impactar diretamente produtos como Xbox, Surface, e Windows Phone ainda. “Temos a sorte de ter Xbox em nossa família para correr atrás desta oportunidade com inovação original e corajosa”, diz Nadella. “Resumindo, vamos continuar a inovar e crescer nossa base de fãs com o Xbox além de criar negócios valiosos extras para a Microsoft”.
Nadella também está planejando remodelar várias equipes de produtos e processos de engenharia para “estarem focados em clientes, baseados em dados e orientados para a velocidade e foco na qualidade”.
O email do CEO para os funcionários também reconhece que o futuro da empresa será um desafio: “Considero o trabalho diante de nós mais ousado e mais ambicioso do que qualquer coisa que já fizemos”, admite Nadella.
O executivo está claramente pronto para desafiar e mudar a Microsoft. As mudanças vem logo antes da Microsoft anunciar seus últimos resultados financeiros, e em meio a rumores de que a empresa estaria planejando demissões em breve. Nadella não toca nesses aspectos no email, apenas foca no futuro. “Vamos transformar coletivamente esta empresa e aproveitar a grande oportunidade pela frente”, finaliza.