Categorias

CEO da Motorola afirma que projeto de smartphones modulares é o futuro do Moto Maker

No final de outubro, a Motorola fez um anúncio surpreendente: ela estava trabalhando em uma iniciativa de código aberto chamado Projeto Ara que permitiria a criação de hardware de smartphones personalizável e modular. É um projeto ambicioso e aparentemente improvável, mas o CEO da Motorola, Dennis Woodside, diz que é tudo parte de um plano para tornar os consumidores mais envolvidos com a construção de seus smartphones, e tudo começou com o software de customização Moto Maker.

Embora o Projeto Ara ainda precise de muito trabalho, os telefones Motorola poderiam ficar ainda mais personalizáveis no futuro: “O Moto Maker foi o início de uma história muito mais emocionante e de longo prazo”, diz Woodside em uma entrevista. “O Ara está muito mais longe, mas você pode ver como essas duas coisas irão se unir e como, ao introduzir novos materiais no Moto Maker, vamos prosseguir com esse tema em toda a nossa linha de produtos no futuro”.

Projeto Ara é o futuro do Moto Maker
Projeto Ara é o futuro do Moto Maker

Woodside disse ainda que vamos começar a ver mais materiais no Moto Criador – não apenas madeira (que ainda está listado como “em breve” no site da ferramenta), mas coisas que têm propriedades diferentes também. Naturalmente, o objetivo final é permitir que os consumidores personalizem continuamente o hardware ao longo da vida de seu smartphone através da criação de componentes padronizados, feitos no Projeto Ara.

Smartphone poderá ter suas peças trocadas e atualizadas
Smartphone poderá ter suas peças trocadas e atualizadas

“É aí que as linhas entre o Ara e o que estamos fazendo com o Moto Maker podem convergir”, Woodside explicou. O executivo afirmou também que já existe um protótipo construído para o Projeto Ara, mas ele ainda não sabe quando ou se irá levá-lo para o mercado. “Será que vamos ter um produto nos próximos 12 meses? É difícil de dizer”.

Woodside também mencionou o Moto G durante a entrevista, dizendo que o aparelho saiu de um desafio específico: “Como podemos criar um telefone que é objetivamente tão bom quanto o iPhone 5, mas com um terço do custo? Isso é o que fizemos com o Moto G”, afirmou. Woodside também revelou que o telefone terá uma atualização para o Android 4.4 KitKat em janeiro.