Categorias

Cerca de 35% dos usuários brasileiros foram atingidos por malwares no primeiro semestre de 2013

malware
Kaspersky afirma que 35% dos usuários brasileiros foram afetados por malwares

Uma pesquisa da Kaspersky Labs apontou que 35,6% dos usuários brasileiros foram afetados por algum tipo de malware no primeiro semestre deste ano. O estudo mostra casos envolvendo máquinas que tinham algum tipo de solução de segurança da empresa instaladas.

Além disso, a empresa contabilizou os ataques – bem sucedidos ou não – e chegou ao impressionante volume de 24,4 milhões de incidentes apenas no país. O malware mais comum detectado foi o Worm.Win32.Debris.a, que atingiu cerca de 15% dos usuários. Esse vírus foi descoberto em abril desse ano, e se propaga através de sites e dispositivos USB. O malware deixa a máquina mais lenta, esconde pastas e arquivos, e serve como porta de entrada para outras ameaças.

Entre os dez malwares mais comuns nas máquinas brasileiras, estão quatro adwares. Essa categoria de malware é responsável por ações como trocar o navegador padrão, adicionar barras de tarefas e ferramentas, e instalar componentes indesejáveis no Windows.

Segundo a Kaspersky, malwares desse tipo são potencialmente perigosos, uma vez que afetam diretamente o desempenho da máquina, e podem incluir publicidades em vários pontos.

Um outro ponto ressaltado pela pesquisa é a força que o Net-Worm.Win32.Kido.ih, de 2009, ainda tem. Só no Brasil, o worm é responsável por infectar 10% dsa máquinas afetadas por algum malware. Além disso, o vírus vem se espalhando por toda a América Latina.

O worm se espalha através de drives USB e vulnerabilidades do Windows em rede, o que pode significar que o sistema da Microsoft ainda precisa corrigir algumas brechas de segurança.