Categorias

Chefe do Google China sai do cargo após 6 anos cheios de controvérsia

 O Google está mudando a liderança de seus negócios na China após confirmar que o executivo encarregado da função, Dr. John Liu, vai deixar o cargo em busca de um novo desafio, depois de seis anos no papel.

Dr. Liu vai sair em agosto após ter presenciado um período de grandes mudanças para o Google na China, incluindo a polêmica saída da gigante de buscas do país em 2010, após alegações de que o governo chinês estaria invadido contas de e-mail pertencentes a ativistas.

Durante seu comando, também aconteceu um incidente grave em torno do Android no ano passado, quando a empresa Alibaba alegou que, por pressão do Google, a Acer decidiu cancelar o lançamento de um smartphone baseado na plataforma móvel.

A gigante confirmou a saída do executivo, declarando:

Depois de quase 6 anos que antecederam nossos negócios na China, Dr. John Liu decidiu buscar outras oportunidades. Dr. Liu tem sido fundamental para o desenvolvimento de negócios do Google na China e somos gratos por suas contribuições.

O Google também confirmou que Scott Beaumont, executivo que administra parcerias na Europa, irá preencher o vazio na China a partir de meados de agosto. A empresa disse que Beaumont, que não tem experiência prévia de trabalho na China, vai “se concentrar em ajudar as empresas chinesas a crescer localmente e globalmente”.

Dr. Liu presenciou controvérsias e polêmicas durante seu comando do Google China
Dr. Liu presenciou controvérsias e polêmicas durante seu comando do Google China

Atualmente, os negócios da gigante na China são uma sombra do que foram em seu auge, embora a empresa ainda ofereça serviços de web e anúncio para sistemas móveis. Desde que redirecionou a parte de buscas para Hong Kong, sua quota de mercado de pesquisas do país caiu: de acordo com dados divulgados este mês, o Google está em quinto lugar no mercado chinês de pesquisa.

A empresa teve outros momentos controversos na China: em novembro passado, o governo chinês bloqueou o acesso a diversos serviços, incluindo o Google.com, Gmail, Google Maps e Google Docs, enquanto o Partido Comunista realizava seu Congresso Anual.