Categorias

Chega de sofrimento: novo USB vai encaixar de qualquer jeito

Que atire a primeira pedra quem nunca tentou encaixar um dispositivo USB do jeito errado. Desde que o mundo é mundo, plugues USB só entram de uma forma e nunca é como você tenta na primeira vez. Mas, a partir de 2014, isso vai mudar.

Um novo tipo de conector, chamado de Type-C, está sendo desenvolvido agora e será finalizado no meio do próximo ano. Ainda não há imagens do novo modelo, mas ele terá o tamanho do Micro USB e poderá ser encaixado com qualquer um dos lados virado para cima. A solução, que será incorporada à especificação do USB 3.1, é similar àquela praticada pela Apple com o conector Lightning.

De acordo com Alex Peleg, da Intel, o plugue Type-C “irá tornar possível toda uma nova classe de dispositivos ultrafinos, de telefones a tablets, de laptops a desktops”. Ele também acredita que está próxima a era do conector universal para todos os dispositivos.

Enquanto esta era não chega, o Type-C irá trazer um problema novo: ele não será compatível com as entradas existentes no mercado. Prepare-se para comprar novos adaptadores.