Categorias

China espiona usuários do iCloud e Microsoft

A China recebeu sua primeira remessas oficial de novos iPhones na semana passada, mas um novo relatório do guardião de censura na web, Great Fire, indica que usuários chineses podem estar enfrentando uma surpresa desagradável quando tentam se conectar aos serviços da Apple.

Até ontem, o firewall chinês estava bloqueando todas as conexões locais para iCloud.com, redirecionando essas ligações para um site fictício projetado para parecer exatamente como a página de login da Apple.

Se você estiver usando o Firefox ou Chrome, deve ser direcionado para uma página de aviso em chinês, mas se você estiver usando Qihoo, o navegador mais popular na China, vai ser direcionado diretamente para o site fictício sem indicação que ele não está sendo executado pela Apple. Um ataque similar também está sendo levantado contra o Login.live.com, a porta de entrada de todos os logins de contas da Microsoft.

Parece que este ataque está sendo feito por parte das autoridades chinesas e é destinado a colheita de usernames e senhas.

china-censura-icloud-apple-microsoft

Se um usuário faz logon no site falso, ele dará aos atacantes acesso completo à conta do usuário, incluindo fotos, mensagens de texto e e-mails armazenados na nuvem.

Ainda é possível burlar o ataque e chegar até o verdadeiro iCloud e login.live. O ataque só focou em um dos muitos endereços IP do iCloud, assim qualquer pessoa que for encaminhada para um IP diferente deve chegar ao local real.

Um serviço de VPN também pode ser usado para redirecionar os usuários, desde que ele também não seja bloqueado no país.

Essa é a primeira vez que a China ataca diretamente um serviço da Apple, mas o site Great Fire também observa que a Apple cumpriu com pedidos de vigilância do país no passado. “A Apple tem uma longa história de trabalhos com as autoridades chinesas para conteúdo de auto-censura”disse. “Enquanto nós nos preocupamos com os usuários chineses que podem ter suas contas comprometidas, não estamos derramando lágrimas pelos executivos da Apple”.