Categorias

Chips ganham três e oito núcleos em novidades da Intel e AMD

Os processadores de núcleo duplo já são coisa do passado, e o futuro, que começa a chegar nos próximos meses, se consolida em 2008. Intel e AMD, as principais fabricantes de chips do mundo, anunciaram novas gerações de processadores.

A aposta da AMD é a linha Phenom, que chega ainda neste ano em uma versão de quatro núcleos e, em 2008, terá uma edição de três núcleos, rompendo a lógica de uma evolução que se dava em números pares.

Neste mês, a fabricante já havia lançado o Barcelona, codinome de uma versão de quatro núcleos da linha Opteron. Mas, com velocidade de 2 GHz, ele desapontou a indústria.

IDF
Já a Intel fez do IDF, encontro realizado na semana passada, em San Francisco, o palco para anunciar um chip de oito núcleos, o Nehalem, com estréia prometida para 2008.

As novidades, porém, já começam neste ano, com a chegada, em novembro, da arquitetura Penrym, baseada em um padrão de 45 nanômetros, no lugar dos 65 nanômetros atuais. A evolução segue em 2009, quando a Intel promete lançar um sistema ainda mais enxuto, de 32 nanômetros.

Com informações de Folha de São Paulo.