Categorias

Chrome e Firefox ficarão muito mais velozes

Quem não gostaria de carregar as páginas ainda mais rápido? Principalmente em seu dispositivo móvel? Mas as páginas web só crescem a cada ano e a culpa é dos desenvolvedores que não seguem algumas regras básicas para reduzir o peso das páginas

Pensando nesse problema, o Google anunciou no ano passado a adoção de um novo algoritmo de compressão chamado Brotli, que prometia até 26% de ganho de performance para os navegadores.

A fase de testes do novo algoritmo está encerrada e o engenheiro do Google Ilya Grigorik anunciou que ele começará a ser implementado no Chrome em breve, a partir da versão de desenvolvimento M49. Inicialmente, ele estará disponível somente para conexões HTTPS.

De acordo com o Google, todos os usuários poderão esperar nas próximas semanas um ganho significativo de velocidade tão logo seja lançada uma versão estável e pública do navegador com o algoritmo implementado. A empresa garante que haverá “uma menor taxa de transferência de dados e redução no uso de bateria”.

O algoritmo é open source e o Google acredita que ele possa ser adotado por outros navegadores em um futuro próximo. Até o momento, entretanto, apenas o Firefox aguarda na fila a oportunidade de também implementar a tecnologia.