Categorias

Chrome poderá bloquear Flash por padrão em breve

O Google tem planos para colocar mais pregos no caixão do Adobe Flash: próximas versões do navegador Chrome irão bloquear o funcionamento do plugin por padrão.

Atualmente, o Chrome já fiscaliza o que considera “Flash desnecessário” e pausa sua execução, mas, até o final deste ano, segundo os planos revelados pela empresa, o navegador permitirá que apenas dez domínios executem conteúdo em Flash.

Os usuários ainda terão a habilidade de ativar o plugin caso a caso, mas o padrão passará a ser do bloqueio a nível de navegador. O Google Chrome irá perguntar ao visitante se deseja executar o Flash naquela página e, em caso de resposta positiva, o site passará a constar da whitelist definida pelo usuário.

Para evitar importunar o internauta com alertas constantes, o navegador deixará habilitado por padrão o Flash nos domínios mais populares que ainda utilizam a tecnologia, como o Yahoo, Twitch, Amazon e Facebook. Como a maioria deles já anunciou a intenção de também se livrar da necessidade do plugin, o Google confirmou que esta lista de exceções será válida somente por um ano. Depois disso, o Flash estará formalmente barrado do Chrome.

Os sites visitados pelo Chrome receberão a informação de que o navegador não oferece suporte, apesar do plugin seguir instalado. O objetivo dessa manobra é incentivar o uso de alternativas implementadas em HTML 5, pelos administradores de sites.

Segundo o comunicado do time de desenvolvimento do Chrome, “enquanto o Flash historicamente vem sido crítico para mídias na web, hoje, em muitos casos, o HTML 5 oferece uma experiência mais integrada de mídia com tempos de carregamento mais rápidos e menor consumo de energia. Essa mudança reflete a maturidade do HTML 5 e sua habilidade de entregar uma excelente experiência de usuário”.