Categorias

Cidade holandesa implementa luz no chão para proteger pedestres com smartphones

Quem nunca andou na rua conferindo uma mensagem no WhatsApp, um recado no Messenger ou dando uma checada nos emails? Uma cidade holandesa adotou uma medida extrema para proteger os mais distraídos.

A municipalidade de Bodegraven-Reeuwijk instalou luzes coloridas no chão nas calçadas para alertar os usuários de smartphones que o sinal de trânsito está fechado para eles.

O projeto foi desenvolvido pela firma holandesa HIG Traffic Systems e consiste em uma fina tira de LED que se ilumina de acordo com o fluxo dos automóveis. Com o sinal verde, o pedestre pode cruzar a rua. Com o sinal vermelho, é melhor parar. O sistema é igualzinho ao tradicional sinal de trânsito, mas fica localizado na altura do meio-fio para facilitar a visualização de quem não levanta a cabeça porque está olhando para o seu celular.

line-light-02

“O uso de smartphones por pedestres e ciclistas é um grave problema”, alertou Mark Hofman, um dos desenvolvedores da HIG, responsável pela ideia. “O transporte público em Haia regularmente precisa fazer uma parada de emergência porque alguém olhou para o seu smartphone e não para o tráfego”, completou.

Segundo Kees Oskam, um dos conselheiros da municipalidade que está testando a solução, o problema da distração está crescendo e se tornando uma tendência perigosa. “Nós não podemos reverter facilmente essa tendência, mas nós podemos antecipar a ela”, explicou, justificando a decisão tomada pela implantação das luzes nas calçadas.