Categorias

Claro pode comprar a Oi

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, são grandes as chances do Grupo mexicano América Móvil, dono da Claro, comprar a Oi.

O mesmo grupo também é o dono das operações da Net e da Embratel no Brasil e teria interesse em ampliar ainda mais sua presença no país.

A reportagem entrevistou Daniel Haji, CEO da América Móvil, que revelou que os únicos obstáculos para concretizar a compra são a legislação brasileira e de alguns detalhes a serem especificados pela Oi. Se aprovada a compra, o grupo mexicano irá arrematar todas as operações da Oi no Brasil: telefonia móvel, telefonia fixa, internet de banda larga, TV por assinatura e outros serviços. Com a aquisição, a América Móvil teria domínio absoluto no setor de telecomunicações no país.

“Estou muito interessado em participar da consolidação no Brasil, mas não sei como será feita”, afirmou Haji. “A consolidação será muito boa para o Brasil e para o mercado”, continuou.

A oferta de compra chega em um momento de crise para a Oi. A operadora que ainda detém uma fatia considerável no mercado nas áreas em que atua acumula uma dívida que ultrapassa o valor de 65 bilhões de reais. Segundo analistas, a avaliação da Oi caiu para somente 724 milhões de reais, mas a empresa que comprar suas operações poderá ter que arcar com a dívida bilionária e isso é uma preocupação para potenciais compradores.

Apesar do risco de monopólio, é possível que a Justiça brasileira aprove a compra pela América Móvil. A Oi se encontra sob intervenção judicial para quitação de suas dívidas e a oferta do grupo mexicano pode ser uma forma rápida de liquidar a dívida e salvaguardar os credores.