Categorias

Co-fundador do LinkedIn também sente apreensão com Inteligências Artificiais

Reid Hoffman, um dos fundadores do LinkedIn, expressou preocupação com o avanço das Inteligências Artificiais em um programa de televisão nos Estados Unidos, assim como seu uso por parte de nações hostis.

Segundo o executivo, a tecnologia “tem um grande potencial mas nós precisamos avançar cuidadosamente” e destacou que são necessários mecanismos para monitorar abusos e que as empresas deveriam ser responsabilizadas por excessos.

Ao contrário de Elon Musk, que acredita na emergência de uma Inteligência Artificial autônoma e que isso seria perigoso para o futuro da Humanidade, Hoffman prefere focar em um problema mais presente: a manipulação da opinião pública através de algoritmos inteligentes. Para Hoffman, o que ele chama de “batalhas informacionais” estão apenas começando e há um risco na utilização desse tipo de tecnologia para aperfeiçoar os ataques.

Ele afirmou que “corporações normalmente lidam com outras corporações, não com governos”, uma referência à forma como o Facebook e o Twitter recentemente foram transformados em ferramentas pelo governo russo para interferir na sociedade norte-americana.  Para Hoffman, o ideal seria “haver mais funções e recursos dentro das Inteligências Artificiais que exibissem padrões anormais”, de forma que incidentes pudessem ser detectados e investigados por humanos.

Apesar dos obstáculos no caminho, Hoffman se diz confiante sobre as Inteligências Artificiais e acredita que a tecnologia poderia “nos acelerar para o futuro”. A respeito dos problemas, ele se mostra otimista: “isso é uma coisa boa a respeito de software; se algo não funciona, nós consertamos. Aconteceu com todas as tecnologias”.