Categorias

Coletivo hacker ataca BuzzFeed em retaliação a reportagem

O coletivo hacker OurMine voltou às manchetes essa semana, desta vez literalmente: o grupo invadiu e adulterou diversas páginas do site BuzzFeed em retaliação a uma reportagem publicada.

O grupo conseguiu chamar a atenção há alguns meses, quando invadiu perfis de redes sociais de Mark Zuckerberg, Sundar Pichai e outros executivos de alto calibre do Vale do Silício.

Desta vez, porém, o grupo parece ter agido por motivos pessoais. Na terça-feira, o BuzzFeed publicou uma notícia identificando um possível integrante do OurMine. Um jovem da Arábia Saudita que atende pelo nome de “Ahmad Makki” nas redes sociais seria um dos responsáveis pela série de ataques contra personalidades da indústria de TI. Inicialmente, o coletivo hacker apenas negou que Makki fosse membro do grupo, sustentando que ele seria somente um “fã” do trabalho dos hackers.

ourmine-buzzfeed

Mas na quarta-feira, o OurMine não se contentou com negativas e partiu para o ataque, desfigurando várias páginas do BuzzFeed com mensagens e ameaças. Nas manchetes, a assinatura da ação do grupo e o endereço oficial na internet. No corpo do texto, a mensagem; “Hackeado pelo time OurMine, não compartilhe notícias falsas sobre nós novamente, nós temos seu banco de dados. Da próxima vez, ele virá a público. Não f*** com o OurMine de novo”.

O BuzzFeed conseguiu restaurar as páginas originais minutos depois do ataque, inclusive a reportagem que levou à ofensiva do OurMine. Não foram revelados detalhes de como a ação foi possível ou se o BuzzFeed está preparado para um contra-ataque. Nesta quinta-feira, até o momento, tudo está funcionando normalmente.