Categorias

Começa a Hackathon humanitária na Campus Party 2017

A Campus Party Brasil nunca perdeu de vista o lado social e a décima edição que está acontecendo agora não poderia ser diferente: uma maratona de programação humanitária está em andamento.

Batizada de The Big Hackathon, a iniciativa conta com o apoio da Organização das Nações Unidas, irá durar 100 horas e beneficiar projetos que impulsionem metas da ONU para desenvolvimento humano.

“Serão dez times focados em cada um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, explicou Fernando Rychlewski, o principal organizador da maratona, que também conta com a parceria do Sebrae. “Cada time precisará desenvolver algum aplicativo, algum sistema, que ajude o mundo a atingir estes objetivos. Esperamos que saiam boas e disruptivas ideias da maratona e que, de fato, ajudem em alguma coisa no planeta”.

Ao todo são mais de mil pessoas participando da maratona, entre programadores, empreendedores e designers. Os times contarão também com a ajuda de 300 mentores que poderão dar um reforço na criação de seus projetos. São especialistas nas áreas de tecnologia, legislação e direitos humanos que podem prestar uma assessoria e alavancar as equipes. De acordo com Rychlewski, os mentores são um último recurso, mas podem “ajudar bastante na hora de desenvolver algo que sairá daqui, de verdade”.

Segundo Heloisa Menezes, diretora do Sebrae, “queremos mostrar que é possível empreender e melhorar o mundo e, ao mesmo tempo, obter lucro e gerar emprego e renda para a comunidade”. Os projetos desenvolvidos durante essas 100 horas ficarão à disposição da ONU para serem avaliados e aproveitados em cenários reais, em regiões que precisem de apoio e incentivo para se desenvolverem e oferecerem melhores condições humanas.