Categorias

Compartilhamento de músicas vai voltar no iOS 9

Com o lançamento do iOS 8.4, a Apple desativou parte do serviço Compartilhamento Familiar, que permitia a troca de músicas entre dispositivos. Mas no iOS 9, ele irá retornar.

Quem garantiu o retorno foi o próprio Vice-Presidente da Apple, Eddy Cue. Pelo Twitter, ele avisou com todas as letras: “Nós estamos trabalhando para ter o Compartilhamento Familiar no iOS 9”.

A afirmação veio em resposta a um usuário irônico, que perguntou se precisava ser a Taylor Swift para ter a funcionalidade de volta. Obviamente, o usuário estava se referindo ao boicote bem-sucedido que a cantora fez antes do lançamento do Apple Music. Pelo visto, a Apple ainda vai ter que ouvir esse nome muitas vezes ainda, quando se trata de reclamação.

Originalmente, o Compartilhamento Familiar foi criado para permitir que os usuários compartilhem facilmente suas bibliotecas de mídia do iTunes entre até cinco computadores em sua casa, bem como ampliar a reprodução de seus dispositivos iOS e da Apple TV (2ª geração) na rede Wi-Fi doméstica.

A funcionalidade foi desabilitada para música em uma atualização do iOS na semana passada, sem qualquer explicação da Apple. Embora outros tipos de mídia ainda possam ser compartilhados entre dispositivos, arquivos de música em específico foram bloqueados.

Analistas acreditam que a manobra pode ser uma tentativa de incentivar a assinatura do serviço Apple Music lançado no mesmo dia, enquanto outros acham que pode ser um problema de licenciamento de músicas, e que a Apple não deveria ter o direito assegurado de permitir que seus usuários compartilhem arquivos, mesmo dentro de uma rede doméstica.