Categorias

Compras online no exterior continuam fortes no Brasil

Uma pesquisa encomendada pelo PayPal e publicada essa semana revelou que o brasileiro não parou de fazer compras online em lojas do exterior mesmo com a crise e a desvalorização da moeda.

Pelos dados apurados na pesquisa, os hábitos de consumo sofreram uma alteração quase imperceptível, apesar da alta do dólar e dos aumentos dos juros em relação ao ano passado.

Segundo as estatísticas, 50% dos brasileiros compraram online somente em lojas nacionais no ano passado, com 46% de consumidores comprando tanto em lojas nacionais quanto estrangeiras e 4% comprando somente em lojas no exterior. Em 2015, os números praticamente se mantiveram: 51% dos entrevistados limitaram suas compras a lojas online brasileiras, 45% compraram em lojas nacionais e estrangeiras e novamente 4% deram preferência a lojas virtuais fora do país.

Renato Pelissaro, diretor de Marketing do PayPal para a América Latina, esclareceu que já havia sido observado que as compras online no país seguiam no mesmo patamar, a despeito da crise. Mas explicou que houve uma mudança na escolha das lojas: “com a desvalorização do câmbio, por exemplo, houve uma migração para países que também tiveram depreciação em suas moedas, como a Ásia”.

Em virtude da alta do dólar, a China se tornou o destino de 29% dos brasileiros que compram online em lojas estrangeiras. O gigante do comércio oriental também sentiu o impacto da moeda americana e seus preços baixos foram usados como justificativa da escolha por parte de 85% dos consumidores.

Pelissaro destaca porém que a crise econômica não é a maior barreira para o crescimento do comércio eletrônico em lojas estrangeiras. A desconfiança do consumidor ainda é um obstáculo muito forte: “observamos um nível de incerteza muito grande. Porém, depois que o consumidor faz a primeira transação no exterior, acaba ganhando confiança”.