Categorias

Conferência Connect(); 2016 da Microsoft abre repleta de novidades

Nesta quarta-feira, durante o Connect();, seu evento anual para desenvolvedores, a Microsoft anunciou uma série de produtos e parcerias para agora e o futuro próximo.

Uma das grandes surpresas da abertura da conferência foi o anúncio de que a empresa está se juntando à Linux Foundation, encerrando de vez um longo histórico de disputa pela supremacia dos sistemas operacionais.

A iniciativa faz parte do esforço da Microsoft de trabalhar mais próximo da comunidade open source. Sua participação como membro Platinum beneficiará clientes, por conta do aumento da colaboração e de inovação num ecossistema diverso. “Ao se tornar membro Platinum da Linux Foundation, a Microsoft poderá colaborar melhor com a comunidade open source ao entregar experiências transformadoras de nuvem e mobilidade para mais pessoas”, elogiou Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation.

Em uma tarde de muitas surpresas, foi anunciado também que o Google entrou para o Technical Steering Group da .NET Foundation, a comunidade de desenvolvimento .NET. A participação do Google ajudará a “fomentar uma plataforma aberta que dê suporte a negócios e desenvolvedores que se padronizaram no .NET”, segundo o comunicado oficial.

Mas o Google não está sozinho: outros líderes do setor também estão apostando no .NET Core para seus próprios produtos comerciais. A Samsung está lançando uma prévia de seu Visual Studio Tools para Tizen. Desenvolvedores passam a poder utilizar as ferramentas para produzir aplicativos .NET para o sistema operacional Tizen que roda em milhões de TVs, dispositivos wearables, móveis e muitos dispositivos IoT em todo o mundo.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Nuvem e Plataforma, demonstrou uma prévia do Visual Studio para Mac, que permite o desenvolvimento de aplicativos para nuvem, dispositivos móveis de todas as plataformas e macOS no sistema operacional da Apple, usando o popular ambiente de desenvolvimento. Também foi mostrada uma prévia da próxima versão do banco de dados SQL Server com suporte ao Linux, containers Docker baseados em Linux e ambientes baseados em Windows e uma prévia do Azure App Service no Linux com suporte para containers.

“Queremos ajudar os desenvolvedores a realizar mais e capitalizar a mudança do setor para experiências voltadas à nuvem e a dispositivos móveis usando as ferramentas e plataformas que eles escolherem”, afirmou Guthrie. “Ao colaborar com a comunidade para fornecer ferramentas e serviços de nuvem mais abertos, flexíveis e inteligentes, estamos ajudando cada desenvolvedor a entregar níveis de inovação sem precedentes”.

Além disso, também foi apresentado durante a conferência o Visual Studio 2017, que irá “incluir novos recursos para ajudar qualquer desenvolvedor a ser mais produtivo do que nunca para qualquer aplicativo e qualquer plataforma”, de acordo com a Microsoft.