Categorias

Conheça a tocante história de RebeccaPurple, a menina que virou cor de CSS

Rebecca Alison Meyer faleceu em 7 de junho, no seu aniversário de seis anos de idade, vítima de um câncer com o qual vinha lutando havia anos. Sua memória irá viver para sempre a partir deste mês nos padrões do CSS.

Rebecca era uma das três filhas de Eric Meyer, webdesigner e considerado como um guru do CSS entre os seus pares. Nos últimos meses, Eric Meyer se afastou da comunidade para se dedicar integralmente ao tratamento da filha, mas seu trabalho não foi esquecido.

A cor púrpura era a favorita da menina e muitos que participaram das cerimônias fúnebres vestiram a cor em homenagem. Jeffrey Zeldman, outro pilar da comunidade de desenvolvedores web, sugeriu que fosse utilizada a hashtag “#663399Becca” para aqueles que desejassem prestar tributo à filha de Meyer. Quem conhece CSS, sabe que o número hexadecimal é uma representação de cor, uma variação do púrpura. Sites e blogs trocaram a cor de fundo de suas páginas para honrar a memória da pequena Rebecca.

Rebecca Meyer

Amigos e colegas de Meyer foram além e encaminharam uma proposta para o W3C para usar o nome de RebeccaPurple para designar a cor #663399 na especificação. Apesar de todas as cores serem representadas de forma hexadecimal, algumas delas tem um nome “humano” que funciona da mesma forma, como “Red” ou “Crimson”.

A proposta de homenagem foi rapidamente aprovada por todos os grupos responsáveis pelo controle das especificações e se tornou norma a partir de 21 de Junho. Representantes da Mozilla, Apple, Google e Microsoft já confirmaram que irão adotar o nome em seus navegadores. No futuro, criadores de páginas poderão usar ‘color: #663399’ em seus códigos CSS ou prestar tributo à Rebecca e escrever ‘color: RebeccaPurple’.