Categorias

Conheça os 50 domínios mais antigos da internet brasileira

Os 50
A primeira transmissão de internet foi feita por militares norte-americanos há quase 40 anos. Mas levou um bom tempo até que a rede deixasse de ser exclusividade de computadores militares e fosse usada para conectar pessoas e fazer negócios. Nos EUA, os primeiros domínios comerciais começaram a ser registrados na década de 80. No Brasil, porém, os primeiros domínios comerciais demoraram mais uma década para surgir.

É o que conta Demi Getschko, do Comitê Gestor da Internet Brasileira. Entre outras coisas, o órgão é responsável pelo registro dos domínios – ou endereços de internet. De acordo com Getschko, o primeiro domínio comercial registrado no País foi da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 17 de agosto de 1995.

Antes dessa data, apenas universidades e órgãos governamentais registravam domínios de internet. “Era tudo feito à mão. Um domínio levava 7 dias para ser registrado”, diz o executivo. Ele lembrou, porém, que também não havia tanto interesse das empresas pela rede mundial de computadores. “Naquela época, não dava um (domínio registrado) por dia”, afirmou Getschko.

A partir da segunda metade de 1995, no entanto, bancos e entidades financeiras, juntamente com órgãos de imprensa, começaram a registrar suas marcas na internet. A Cisco é outra empresa que está entre as primeiras a registrar um domínio no País – o que não chega a ser uma surpresa, já que a companhia forneceu uma parte considerável da infra-estrutura da rede brasileira.

Só um detalhe: as datas de registro dos primeiros domínios se perderam. Quando o Comitê Gestor adotou um sistema eletrônico no lugar dos requerimentos em papel, todos os domínios registrados em 1995 passaram automaticamente a ter a data de 1º de janeiro de 1996. É por isso também que a lista não está ordenada em ordem cronológica, mas agrupada por setor da indústria.

De lá pra cá, a internet brasileira só cresceu. Hoje, são mais de 1,5 milhão de domínios registrados. Existem domínios específicos para pessoas físicas e jurídicas e até nomes exclusivos para segmentos empresariais, como os terminados em “.b.br”, destinados a bancos. Com isso, o internautas sabem que estão visitando sites de instituições financeiras, por exemplo.

Segundo Getschko, o ano de 2008 foi particularmente bom para a internet nacional, com cerca de 25 mil domínios registrados mensalmente, ou pouco mais de 830 por dia. Bem distante do que acontecia há mais de uma década. Veja abaixo quais foram os domínios pioneiros da internet brasileira, selecionados diretamente pelo pessoal do Comitê Gestor da Internet.


abril.com.br
agestado.com.br
atribuna.com.br
atribuna.com.br
folha.com.br
jc.com.br
oglobo.com.br
redeglobo.com.br
sbt.com.br

Finanças
abnamro.com.br
bamerindus.com.br
banco1.com.br
banespa.com.br
banrisul.com.br
bemge.com.br
bradesco.com.br
unibanco.com.br
credicard.com.br

Pesquisa/Governo
bndes.gov.br
capes.gov.br
capes.gov.br
fapeal.br
fapema.br
faperj.br
fapesp.br
ipt.br
lncc.br
mec.gov.br
pucsp.br
rederio.br
rnp.br
tche.br
ufrj.br
unesp.br
unicamp.br
usp.br

Gerais
amcham.com.br
bol.com.br
chevrolet.com.br
dialdata.com.br
embratel.net.br
ibase.org.br
ibm.com.br
itautec.com.br
mandic.com.br
philco.com.br
porto-seguro.com.br
tectoy.com.br
volkswagen.com.br

Com informações de IDG Now!.