Categorias

Correios Celular inicia atividades no Rio de Janeiro

Quase três meses depois de começar a operar em São Paulo, o serviço de telefonia móvel dos Correios chegou ao estado do Rio de Janeiro nessa segunda-feira.

Por enquanto, o único plano disponível para os usuários é o chamado Alô 30, que custa R$30 e oferece 1 GB de dados, 100 minutos de ligações e WhatsApp grátis, fora da franquia.

Para adquirir o plano, o interessado deverá comparecer a uma das agências dos Correios listadas na página oficial. Nas agências, é oferecido tanto o chip pré-pago quanto as recargas de créditos. Na prática, os Correios funcionam somente como uma marca, uma vez que a toda a base operacional e o licenciamento de frequências de transmissão ficarão sob a responsabilidade de uma operadora já atuante. Esse modelo de negócios é chamado de MVNO (Mobile Virtual Network Operator) e já funciona em outros países, inclusive vinculado à empresas de correios.

Enquanto em São Paulo a operadora utilizou a infraestrutura da EuTV, no estado do Rio de Janeiro está sendo empregada a rede da TIM, o que garante, inclusive, que a Correios Celular seja adquirida no estado e utilizada em todo o território nacional coberto pela TIM.

A Correios Celular já adotou os novos critérios de transparência estipulados pela Embratel e, ao final de cada ligação, o usuário receberá um sumário com a duração da chamada, o saldo disponível e a data de validade dos créditos. De acordo com Ara Minassian, coordenador do projeto Correios Celular, “o usuário precisa saber o que está consumindo”.