Cortana
Categorias

Cortana pode ler e-mails e cobrar promessas do usuário

A assistente virtual Cortana ganhou uma nova atualização na versão de testes do Windows 10 e agora pode ler seus e-mails e cobrar as promessas que você fez.

Enviou uma mensagem para alguém dizendo que liga na semana que vem? Cortana vai te lembrar. Prometeu entregar o projeto às 17 horas de segunda-feira? Cortana vai te lembrar.

Com a nova funcionalidade já disponível para quem está rodando a versão do Windows 10 para Windows Insiders, a assistente virtual pode ler e interpretar mensagens enviadas por e-mail em busca de compromissos ou promessas realizadas pelo usuário. Se encontrar alguma coisa relevante, ela irá criar um lembrete que será disparado depois pelo sistema.

Para quem está preocupado com a privacidade, a Microsoft garante que a função é totalmente local e nenhum dado é enviado aos servidores da empresa, exceto o próprio lembrete. Todo o processo precisa da autorização do usuário e pode ser desabilitado por completo, se o usuário não quiser que Cortana “leia” seus e-mails.

Por enquanto, a novidade está restrita a um seleto grupo de testadores do Windows 10, mas a Microsoft planeja estender a funcionalidade no futuro para todos os usuários do sistema operacional, assim como para aqueles que usam a assistente virtual no Android e no iOS.