Categorias

Cresce o número de aparelhos Android infectados com ransomware

A ESET divulgou um estudo inédito durante o Mobile World Congress, em Barcelona, que aponta o crescimento das infecções por ransomwares nos celulares equipados com Android.

Seja pelo bloqueio da tela inicial, pelo travamento do PIN ou pela encriptação dos dados, este tipo de software malicioso pode causar a perda de dados nos smartphones e graves prejuízos financeiros aos usuários.

“Os usuários estão armazenando cada vez mais informações valiosas nos celulares, o que torna os ransomware para Android uma ameaça realmente perigosa. É importante que os consumidores sejam alertados do aumento dessas detecções para protegerem seus dispositivos com soluções de segurança e adotarem medidas de prevenção de riscos, como evitar baixar aplicativos não oficiais e manter um backup de todos os dados do celular”, afirmou Camillo Di Jorge, presidente da ESET no Brasil.

O levantamento da ESET aponta que esse tipo de ameaça está em expansão, revelando a identificação de novas famílias do malware, como o Lockscreen e o Crypto. O gráfico abaixo indica o crescimento das detecções de ransomware na plataforma Android desde abril de 2014, alcançando pico de infecções nos meses de Agosto e Setembro, conforme registrado pela telemetria do ESET LiveGrid®.

ransomware-android

No Android como no Windows, o ransomware Lockscreen bloqueia a tela inicial com o objetivo de assustar as vítimas acusando (falsamente) a existência de conteúdo ilegal no dispositivo e cobrando um valor de resgate para que o acesso seja reestabelecido.

Já o Crypto Ransomware para Android tem usado criptografia forte para fazer com que os usuários não consigam recuperar os arquivos sequestrados de seus dispositivos. Como hoje as pessoas costumam guardar muitos dados no celular que antes ficavam armazenados nos computadores, como galerias de fotos, a ameaça de perdê-los é maior do que nunca.

Para mais informações, acesse o relatório completo (em inglês): https://www.welivesecurity.com/wp-content/uploads/2016/02/Rise_of_Android_Ransomware.pdf