Categorias

Crescem as ameaças aos dispositivos com Android. Veja como se proteger

O sistema operacional Android, que hoje é utilizado por cerca de 81% dos dispositivos móveis na América Latina, vem sendo alvo crescente de ataques. Só no último ano esse número cresceu 63%.

A pesquisa foi realizada pelo ESET, fornecedora de soluções para segurança da informação, fundada em 1992 e que atualmente conta com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.

 

grafico-crescimento-ameacas
Crescimento de ameaças para Android detectadas pela ESET entre janeiro de 2012 e novembro de 2013

“Um ponto interessante a ressaltar é que encontramos ameaças para Android que antes eram utilizadas contra o sistema operacional Windows e outras plataformas diferentes das de dispositivos móveis, como DropperTrojan, ClickerTrojan  e Trojan bancário”, conta Raphael Labaca Castro, Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina.

Além da pesquisa a empresa também dá conselhos importantes para quem quer proteger seu dispositivo com Android das ameaças:

Instale apenas aplicativos de lojas oficiais. Ao utilizar apenas softwares de fontes legítimas e revendedores oficiais é possível a minimizar a chance de se tornar uma vítima de código malicioso.

Instale uma solução de segurança. Ela deve detectar pro ativamente malwares, filtrar mensagens não solicitadas, verificar as configurações corretas do telefone e fornecer a função de apagar remotamente todas as informações armazenadas em caso de roubo ou perda do dispositivo.

Atualize o sistema operacional e os aplicativos do Smartphone. Isso garante que melhorias de segurança e novas funcionalidades sejam implementadas.