Categorias

Criador do Android apresenta novo smartphone

Andy Rubin é um dos pais da plataforma Android mas apresentou nessa terça-feira uma nova proposta de smartphone: Essential Phone.

O novo dispositivo já está disponível para venda e ressuscita a proposta de smartphones modulares, abandonada pelo Google, com modelos custando a partir de US$699.

Rubin assumiu o projeto após se sentir culpado por o que chama de falhas na implementação do Android. “Eu sou parcialmente responsável por tudo que está aí”, desabafou o desenvolvedor. “Apesar de todo o lado bom que o Android trouxe ao ajudar a levar a tecnologia para praticamente todo mundo, ele também ajudou a criar esse estranho novo mundo onde as pessoas são forçadas a brigar com a mesma tecnologia que supostamente deveria simplificar suas vidas”.

Em um primeiro olhar, o Essential não difere muito de seus concorrentes: 4GB de RAM com 128GB de armazenamento e um processador Snapdragon 835. A tela de 5.71 polegadas ocupa quase a totalidade da parte frontal do aparelho, a exemplo do que já fez a Samsung. Assim como a Apple decidiu, o novo smartphone também não possui a entrada tradicional para fones de ouvido.

essential

Mas o grande diferencial do Essential está na traseira, onde fica situado o conector magnético do dispositivo. Através dele, será possível fixar módulos independentes que interagem com o sistema e transferem dados através de frequências sem fio. Entre os módulos disponíveis está um que se acopla magneticamente e transforma o aparelho em uma câmera de 360º, ao custo de US$50 extras. Através do mesmo processo, o aparelho inteiro pode se recarregar em uma superfície especial, sem necessidade de fios.

Ao contrário dos aparelhos da Samsung e da Apple, com carapaças de alumínio, Rubin optou pelo titânio para montar seu Essential. Ele garante que o material é mais resistente a deformações, trincas e arranhados e que o Essential dispensa o uso de capas para celular.

Por enquanto, não há uma data específica para o lançamento do Essential, mas seu criador acredita que ele deva estar nas prateleiras nos próximos meses, inicialmente apenas nos Estados Unidos, expandindo para outros mercados no futuro.